quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

And a New Year just started in China....The Rabbit Year

Hoje é o 1º dia do ano chinês, o ano do coelho...


A comunidade chinesa é, de longe, a maior comunidade estrangeira presente em Sydney. Também estão presentes noutras cidades australianas, nomeadamente em Melbourne, mas não na mesma proporção que em Sydney.

Para terem uma ideia de quanto é "massiva" a presença deles na cidade, no Instituto de Inglês que frequento, cerca de 90% dos estudantes é proveniente da China. E esta razão é mais ou menos identifca na maior parte dos institutos de inglês espalhados pela cidade. Mas, é comum cruzarmos-nos com chineses em todo o lado, quer seja nas ruas, nos transportes, nas lojas, nas empresas. Há chineses de diferentes classes e estratos sociais , mas os estudantes universitários são provenientes, na sua maioria, de famílias de classe média/alta, as quais têm possibilidades financeiras para subsidiar os Masters dos filhos. Alguns cursos custam cerca de 50 mil doláres, sem esquecer que têm outros encargos com viagens, alimentação e alojamento em Sydney. Para além destas despesas, é obrigatório fazerem o IELTS, o curso que estou a fazer, não só por questões de visto, mas também é um requisito obrigatório para estudantes estrangeiros que queiram estudar no país. Enfim, estamos a falar com toda a certeza de um investimento de 75 - 100 mil dolares num curto espaço de tempo.


Possivelmente por ter tido a oportunidade de contactar com pessoas de uma classe "superior" e que tiveram a oportunidade de estudar (diferente da realidade dos que trabalham nos restaurantes chineses ou nas lojas dos chineses), posso afirmar que a minha opinião sobre os chineses mudou substancialmente...Todos os dias aprendo qualquer coisa sobre a cultura e tradições chinesas e as minhas classmates nunca me páram de surpreender. Hoje, por exemplo, houve um almoço convívio para comemorar o 1º dia do ano e até houve oportunidade para alunos e professores chineses demonstrarem, orgulhosamente, as suas habilidades em artes marciais e na música, para além de terem partilhado com os "estrangeiros" as suas qualidades gastronómicas.





Algumas curiosidades:

- Na China, o Facebook e o Youtube são websites proíbidos (os chineses andam maravilhados com estes sites na Austrália e todos já abriram uma conta no FB)
- Existe algo semelhante ao FB, mas o acesso apenas é permitido na China e todos afirmam que os chats e os perfis são altamente controlados
- Alguns sites de informação, quando traduzidos para chinês, encontram-se alterados ou incompletos. Ou seja, retiram o que não interessa para que os chineses não possam ter acesso
- A competição entre os estudantes é excessivamente alta. A taxa de suícidio é elevada e bastante comum nos alunos com excelentes notas (têm de ser excepcionais. Ser excelente não é suficiente)
- Desde miúdos que sentem na pele a pressão dos pais para serem os melhores da escola, da cidade, qui ça do país. Daí serem super inteligentes e captarem tudo o que os professores dizem. São mentes brilhantes!!! Exemplo disso, é o link que aqui deixo sobre o "english mania" 

http://www.ted.com/talks/lang/eng/jay_walker_on_the_world_s_english_mania.html

Sem comentários:

Enviar um comentário