sábado, 11 de dezembro de 2010

Surprise I'm in Melbourne!!!!!!

Cheguei ontem a Melbourne, para fazer uma visita surpresa à minha sobrinha Joy. Foi fantástico quando ela abriu a porta de casa e desatou a gritar Tia Bertaaaaaaaaaaaaa....Foi um momento muito especial e que adorei preparar com todo o secretismo e com a ajuda da minha cunhada e os outros sobrinhos. Mas também foi uma surpresa para mim saber que nos esperava uma family party para comemorar o 9º aniversário da Joy.


With 2 gorgeous sisters

A lot of kids around.....

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

E 5 semanas de aulas já lá vão...

E cheguei a meio do curso de inglês... O tempo passou a voar e parece que passaram mais do que 5 semanas de estudo intensivo.

Para uma primeira avaliação, posso dizer que esta experiência está a ser muito positiva e o retorno tem sido a 100%. As aulas foram enriquecedoras, os professores excelentes e competentes, a turma muito organizada e coesa e a minha aprendizagem (o mais importante de tudo) foi muito estruturada e gradual. Iniciei o curso, na minha opinião, muito atrás dos meus colegas, comparando em termos do nível de conhecimentos que eles tinham - muitos já estavam na Uni à cerca de 1 ano, principalmente os asiáticos, Mas mesmo assim, todos os colegas demonstraram um grande apoio e espírito de entre-ajuda para comigo e os outros, na resolução de exercícios e na comunicação (muitas vezes gestual, dada à falta de vocabulário).

Quando iniciei, uma das minhas maiores dificuldades era o writing, mas curiosamente (dado ao meu esforço) foi onde obtive a 2ª melhor nota. O speaking, onde sentia mais à vontade, veio a revelar-se, de facto, a minha melhor competência. O reading e o listening ainda continuam medianos, mas espero recuperar nas próximas 5 semanas. Partilho com vocês, porque estou orgulhosa de mais uma etapa "semi-conquistada", as minhas notas e o comentário dos professores:

Reading - 58%
Writing - 69%
Listening - 63%
Speaking - 80%
Overall - 68% (equivalente a 6.5 num exame de IELTS)

Comments: "Berta is a talented, highly motivated student who has made significant progress throughout the course. She has a great fluency of expression and an extensive range of vocabulary. Berta has achieved a high level of ability in speaking and writing, and a very good level of ability in reading and listening skills which will continue ti improve with further practice. Berta has been a pleasure to teach and we wish her every success with her future studies.

Blue Mountains

Blue Mountais é um dos locais a visitar para quem vem a Sydney (fica a cerca de 100km da cidade). Um dos pontos mais turísticos é o aglomerado de montanhas que tem o nome de Three Sisters.


A vista do Echo Point é fantástica e muitas são as actividades que podemos fazer neste  parque: caminhadas, andar de teleférico ou simplesmente descansar num dos hoteis da zona e muito mais...

Infelizmente, o tempo não foi amigo e, passados 15 minutos de ter chegado lá, ficou um nevoeiro desgraçado e deixei de ver o que quer que fosse LOL. Ou seja, terei de voltar lá e tirar muitas mais fotos. Mesmo assim, deixo aqui algumas como registo da breve visita que foi possível.


E pronto, com este nevoeiro todo deixei de poder ver o resto da paisagem...
 
Falta a minha irmã do meio para fazermos o "doble" three sisters

As Three Sister em versão "escultural"

Informações sobre Blue Mountains podem ser vistas em http://www.bluemts.com.au/

sábado, 4 de dezembro de 2010

Daniel's Farewell

Ainda agora cheguei à Austrália e já vou a despedidas, LOLOLOLOLOLOL.

Brad, me, Daniel (primo), Daniel
O Daniel é primo da Pri e esteve em Sydney de férias, por 1 mês. Mas como tudo que é bom acaba, teve de regressar ao Brasil e voltar à dura realidade: trabalho!!!! Mesmo tendo conhecido o Dan à pouco tempo, revelou ser uma excelente pessoa, brincanhona e super divertida, aliás, como praticamente toda a gente que tenho conhecida nesta aventura.

Fomos jantar a um fantástico restaurante Thai  (The House, em Surry Hills) e depois "perdemo-nos" pelas ruas de King Kross, em plena 5ªfeira. Claro que 6ªf foi um dia complicado na Uni, mas o que vale é que já tinha o assessment feito :))

Outstanding speaking!!!!!

Well done Bertha! - Foram estas as palavras da Kaye (uma das professoras de inglês) quando terminei o speaking assessment, na 5ªf.

Para falar a verdade, tive muita sorte com o tema que me calhou: Describe an exciting experience in your life.
Comecei a falar sobre a minha experiência em Angola, o que para mim foi realmente muito fácil e simples de falar. Mas, o que é mais difícil neste tipo de testes é que não podemos, por momento algum, parar de falar. Acaba por ser um monólogo porque a professora faz a pergunta e imediatamente temos que responder, sem pestanejar. No mínimo, temos que falar durante 2 minutos sem interjeições, sem erros, sem nada, o que não é fácil quando não somos fluentes na língua e/ou quando não estamos a comunicar na nossa língua materna. Mas, o pior de tudo que me poderia acontecer era ter uma "branca" e esquecer-me do vocabulário, pois até no speaking temos de utilizar vocabulário académico (formal), que é o que eu tenho aprendido nestas últimas 5 semanas de estudo intensivo. Mas, felizmente nada disso aconteceu e falei para além dos 2 minutos exigidos.

De seguida, tive outra avaliação, que já foi, no meu enternder, um bocado mais complicado, mas a intenção é mesmo essa, ir aumentando o nível de dificuldade das perguntas. Mas, mais uma vez, acho que tive sorte com a minha pergunta: In what ways is life becoming safer and in what ways is it becoming more dangerous. Give examples. Nesta já gagejei um bocado, porque o nível de vocabulário exigido era superior, mas mesmo assim fui "iluminada" e lá me safei.

93% foi o resultado final do assessment. :)))
Tenho de melhorar e corrigir alguns erros gramaticais, mas acho que correu bastante bem, para uma avaliação final em speaking. 2ª feira terei a avaliação final em listening, reading & writing.

My older sister's bday

Depois de 22 anos, pude estar presente no dia de aniversário da minha irmã mais velha (=mum nr.2). Com toda esta distância nem consigo idealizar que a minha irmã já tem 43 anos!!!! Mas foi um dia divertido, com toda a família do meu cunhado. Comida e bebida é que não faltou, o que já é espectável quando os timorenses se juntam.....

O bolo de aniversário feito por mim :)
                                         

As mulheres da família
Os irmãos Varudo foram a grande ausência porque foram tocar num casamento