quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fim-de-semana em cheio

Foi um fim-de-semana em cheio este que passou...

Na 6ªf já não consegui sair à noite, tal era o cansaço. Estes dias êm Sydney têm sido muito cansativos, pois já não estava habituada a andar de transportes, para além de acordar todos os dias às 6h da manhã. Durante o dia ando sempre a correr e sempre em função dos horários do autocarro e do comboio. Para além disso, como ando sempre carregada com as coisas das aulas e do ginásio, canso-me o dobro. Depois disso, assim que chego a casa tenho sempre de ajudar nas lidas da casa (ai que falta a Conceição faz aqui!!!!). O que vale é que toda a gente ajuda, mas nunca é a mesma coisa fazermos só para nós ou para uma família de 6 pessoas, como é o caso aqui em casa. Mas enfim, não me posso queixar....mas isso também contribui para um cansaço ainda maior.

Mas bom, só fiz qualquer coisa de jeito no fim-de-semana. Saí no Sábado de manhã convencida de que ia só dar um passeio pelo Royal National Park, com a Pri e o primo, mas só voltei a casa no final do dia de Domingo :))

O RNP é fantástico; para além dos espaços espectaculares que tem à disposição de qualquer pessoa, para fazer piqueniques, actividades em grupo ou simplemente descansar, o parque como está localizado na costa tem praias que nunca mais acabam.



Decidimos ir para Wattamola (a melhor e a mais bonita para mim) e Bundeena. A grande desilusão foi mesmo a água superrrrrrrrrr gelada, por de resto, foi um dia super bem passado. O tempo nesse dia também estava espectacular, tanto que apanhei um escaldão e a esta altura tenho a pele toda a cair na cara :(


No regresso a casa, a Pri convidou-me para ir a uma "Nerd Party" (literalmente Nerd). Como ir a casa e regressar estava fora de questão, pois implicava perder cerca de 2 horas, fui à festa com as roupas emprestadas da Pri. Mas antes, passámos por Bondi beach e aproveitámos para ver um lindo por do sol.

A festa foi mesmo nerd. Tirando eu, a Pri e pouco mais, todas as pessoas estavam vestidas como se fossem nerds, ou seja, com óculos à intelectual, calções, suspensórios, meias até aos joelhos, camisas abotoadas até ao pescoço, cabelinho à nerd e muitos mais adereços. Confesso que no ínicio eu é que me sentia uma autêntica nerd, porque estava "normal", mas logo dei um jeito e "roubei" uns óculos para parecer um pouco mais nerd (ahahahhahahaha). O ambiente estava muito divertido, assim como a festa, mas a música deixou muito a desejar. Os australianos gostam é de beber e o resto é conversa. Onde já se viu meterem músicas como Bon Jovi numa festa que supostamente era para dançar?  Outra coisa estranha, é que as festas aqui começam muito cedo. Esta, por exemplo, começou por volta das 8h e por volta da meia-noite já estava tudo bêbado e a caminho de casa...A tragetória para casa também foi engraçada. Voltei para a casa da Pri (que mal sabia onde era), sem carteira, dinheiro nem chaves e com 2 australianos e 1 brasileiro. Foi uma aventura pelas ruas de Paddignton, mas lá chegámos a casa.

No Domingo, fizemos uma caminha espectacular por Bondi passando por várias praias daquela zona. A paisagem é magnífica e o mar é dum tom azul claro fantástico e super transparente.



Depois da praia, decidi ir almoçar a Cicular Quay, que é uma das zonas mais visitadas de Sydney, pois é onde está localizada a Opera Houese e Harbour Brigde. Regressei a casa de ferry, só para variar do comboio e apreciar Sydney numa outra perspectiva.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reencontro com a Pri

Depois de quase 2 anos sem ter um contacto físico com a Pri, voltei a reencontrá-la de novo, em Sydney.



Para quem não sabe, a Pri viveu e trabalhou em Angola cerca de 1 ano, em 2008, e depois decidiu melhorar o seu nível de inglês, tendo optado por vir até Sydney. Na altura, a Pri só planeava ficar por cá uns 5 meses, mas nunca mais regressou a Angola.



A Pri escolheu um excelente restaurante mexicano o qual recomendo a todos que queiram visitar Sydney um dia destes. A comida é boa, o ambiente excelente e a música não fica atrás. Aqui fica o link para darem uma olhadela ao restaurante: http://www.cafepacifico.com.au/

Fim-de-Semana em Melbourne

Este foi o meu 2º fim-de-semana na Austrália. Como já tinha prometido à minha sobrinha, fui assistir ao seu primeiro desfile de moda.


Aproveitei para visitar o resto da família (irmão, cunhada e sobrinhos) e a minha sobrinha-neta, que é um amor...


Fui com a minha sobrinha P na 6ªf à noite, no voo da Jet Star, uma das low cost mais conhecidas do país. A viagem dura um pouco mais que 1 hora e o serviço em ambos os aeroportos é simplemente 100% eficiente. O aeroporto doméstico de Sydney mais parece um internacional, se comparado com alguns aeroportos de África. Tem lojas para todos os gostos e feitios: farmácia, restaurantes, livros, roupa, etc, etc. O tráfego é imenso e há aviões a aterrar e a deslocar com bastante frequência.

Mal chegámos a Melbourne só tivemos tempo para comer qualquer coisa, pois a noite do Crown Casino estava à nossa espera. Foi boa a sensação de sair com os meus sobrinhos à noite, mas de facto, estou a ficar velha e sem pedalada para acompanhar os twenties. LOL.



Enquanto que em Sydney teve um calor daqueles e a malta meteu-se a caminho de Bondi Beach, em Melbourne choveu todo o Sábado e no Domingo o dia também não teve melhor. Mas valeu poder partilhar 48 horas com todos eles de quem já tinha imensas saudades. Estou orgulhosa pela minha sobrinha L que desfilou que nem uma Top Model.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Começaram as aulas!!!!

 As aulas começaram ontem e eu estava muito ansiosa por esse começo, confesso. Estava na expectativa de conhecer os novos colegas, os professores, mas acima de tudo, de voltar a ser estudante, de ter os livros debaixo do braço (e estrear o estojo novo que a amiga SS ofereceu).


Na Universidade há um departamento só para os cursos de inglês. É fantástico como tudo funciona e tudo está tão organizado. Toda a equipa é de uma simpatia extrema e procuram saber se está tudo bem com os estudantes, principalmente os recém-chegados, como é o meu caso.



Fiquei na turma A7, uma turma de preparação para a certificação de IELTS. Somos 14 alunos e é curioso que há gente de todo o lado: Portugal, Moçambique, Chile, Itália, Tailândia, Fiji e os restantes são da China (a maioria).  O nível de inglês desta turma é bastante avançado, pois todos os estudantes, excepto eu, estão a melhorar o inglês para frequentarem uma pós-graduação na mesma universidade.

O meu dia começa muito cedo:
- 6h15: acordar
- 6h52: bus
- 7h26: train
- 8h08: chegada à Uni
- 8h30: início das aulas
- 13h: fim das aulas

Depois dessa hora, como qualquer coisa e vou para o ginásio (inscrevi-me no ginásio e nas aulas de grupo). Levo o almoço de casa, como toda a gente, pois comer fora não é barato e além disso há imensos jardins e sítios específicos onde os estudantes podem almoçar decentemente.


É uma experiência engraçada e pode ser aproveitada para conhecer novas pessoas. Além do mais, os jardins são tranquilos e têm uma vista sobre os prédios mais altos de Sydney, incuindo Sydney Tower (ao fundo, na foto).


Depois do exercício, é tempo de ir para casa, caso não tenha nada combinado na cidade. Por volta das 19h estou em casa e é tempo de jantar e de arrumar as coisas para o dia seguinte.

    A casa da minha irmã, onde vivo actualmente
                                           

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dia de Aniversário


O 16º aniversário da J. foi motivo para a família se juntar na casa da HV. À boa moda timorense, comida e bebida não faltou. Deixo aqui algumas das iguarias da terra dos meus pais que já não comia há muito...feitos em casa e bons como tudo. Até eu participei na confecção :))




O dia foi bastante animado e depois da barriguinha estar cheia foi tempo para ganhar alguns trocos, que é como quem diz, foi tempo para jogar ao loto. Devemos ter jogado para aí umas 6 rondas, em que nas primeiras o prémio foi de 20AUD para o vencedor. Eu lá tive da sorte de ganhar uma ronda, mas apenas só tive direito a um prémio de 11AUD.


Eu com o bilhete sorteado. BINGO!!!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Parramatta

Sábado foi dia de passeio... Depois de acordar, de sobressalto, com o barulho das brincadeiras do meu sobrinho e afilhado de 6 anos, e de ficar horas a vegetar entre a cama e o sofá, decidi ir ao cinema ver o filme sobre o facebook (The Social Network), ao shopping center de Parramatta (maior concelho/município depois de Sydney).

Fui com a minha sobrinha e com a cunhada da minha irmã à sessão das 3:45pm e, quando saí, para espanto meu o shopping estava a fechar. Eram 6:00 pm e quase já não se via ninguém no corre-corre das compras. Mal deu para ver as montras :( .Ao que parece, as lojas por aqui fecham entre as 5 e as 6pm, o que significa que depois dessa hora pouco ou nada há para fazer. Assim sendo, decidimos ir até a um pub beber uns copos e comer qualquer coisa. Decidimos ir até ao Vip Louge, que fica mesmo em frente da estação de comboios de Parramatta.


Acabámos a noite a andar pelas ruas de Parramatta e aproveitámos para assistir a um festival da comunidade indiana - Parramasala Day.


Numa das tendas de venda de produtos indianos
                                           

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Orientation Day

Hoje foi o dia de apresentação na Universidade de Sydney. 9am foi a hora marcada para receber os new joiners of term 510b (from 8th November to 10th December). A sala estava repleta de estudantes asiáticos, tal como já estava à espera. Mas também havia algumas pessoas da Europa. Travei logo conhecimentos com uma estudante espanhola e outra italiana. Pode ser que sejam as minhas mais recentes amigas :)

A manhã foi ocupada com preenchimento de formulários, a apresentação do corpo pedagógico e até uma visita de grupo à Universidade, passando pelos vários pólos, edíficios, bares, museus, etc. Ao início da tarde, fiz o assessment level para avaliar os meus conhecimentos e identificar a turma que irei frequentar. Posso-vos dizer que o resultado foi pretty good, segundo o teacher. Tal como já esperava, a minha maior lacuna é a falta de vocabulário e ficou registado que, no meu caso, o curso terá uma maior incidência na escrita, principalmente, em business.

Aproveitei o tempo para visitar o pólo desportivo do campus universitário. Já na 2ªf começo a frequentar o ginásio, as aulas de fitness e a piscina. Assim que puder, coloco fotos da Uni.

First day@Sydney

Finalmente cheguei a Sydney!!!!

Depois de 22 horas de voo e de cerca de 6 horas nos aeroportos de Heathrow e de Singapura, lá cheguei à minha "nova cidade", às 7am, horas locais. Na secção das chegadas lá estava, tal como previa, a minha irmã, a minha sobrinha e o meu afilhado. Mas, a grande surpresa foi mesmo encontrar o meu querido irmão e querida cunhada que vieram de propósito de Melbourne, numa viagem de carro que durou cerca de 10 horas, para me receberem. Nem imaginam a minha felicidade...só para terem uma ideia, mal os vi, abandonei no meio do corredor o meu carrinho com as malas e fui correr até eles. Só depois é que dei conta que tinha atirado para o lado toda a minha bagagem, incluindo pc's e mala :))

O dia foi passado na conversa entre a família e a receber telefonemas de amigos e família que cá vivem, todos diziam o mesmo: Welcome to Australia.

Curiosamente, à tarde fui dar uma volta a um bairro português (Petersham) nos arredores de Sydney.



A minha cunhada estava com saudades de comer pastéis de nata e lá fomos ao ataque.

Fomos ainda a um supermercado português onde as marcas de eleição são as portuguesas. De entre elas, destaca-se o Nestum, que a minha sobrinha, que vive em Melbourne, tanto adora.


À noite, foi o jantar de família e foi tempo de começar a pensar em organizar eventos importantes: Natal, Passagem do Ano e, claro, o meu 30º Aniversário.